O projeto Laboratórios Vivos – Microfloresta/Prémios Fernando Moital, desenvolvido em parceria com Além Risco/Além Planta, foi certamente pelos temas trabalhados, pela concretização conseguida e resultados obtidos, aquele que sem dúvida nos deu mais satisfação e que podemos considerar uma boa prática. Foi possível contribuir para o grande objetivo de plantar 50 000 árvores, em espaço urbano, no distrito de Évora, como forma de mitigação das alterações climáticas e combate às ondas de calor em espaço urbano.
Com a colaboração da comunidade e em especial dos alunos, de mais de 17 turmas, foi instalada a Microfloresta e plantadas mais de três centenas de árvores e arbustos. As sessões, que decorreram principalmente nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Oferta complementar e outras, plantaram árvores, instalaram bilhas de rega e fizeram (e continuam a fazer) manutenção da mesma.
Este prémio, Fernando Moital na categoria escola, foi entregue no salão nobre do Teatro Garcia de Resende em Évora. A RTP visitou a escola e fez uma reportagem que passou na RTP1 e RTP3.
Além do prémio, um dos parceiros do projecto, a Fundação Calouste Gulbenkian, ofereceu uma visita aos seus jardins onde foram desenvolvidas as atividades, almoço no jardim e entrada no museu. A escola agradece o excelente dia passado de forma criativa sendo o feedback recebido por parte de todos os alunos como uma “experiência maravilhosa e extraordinária”.